No dia 10 de novembro, o auditório da Associação Paulista de Medicina (APM), localizado dentro do Hospital 22 de Outubro, foi palco de uma reunião significativa para a área da psiquiatria e saúde mental. A capacitação reuniu profissionais para dar início a um importante projeto de pesquisa sobre os fatores de risco para suicídio na população psiquiátrica, que será realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Bairral de Psiquiatria.
O estudo é um projeto multicêntrico que envolverá 9 polos de pesquisa em todo o Brasil. Segundo o Dr. Fernando Motta, médico-residente do Instituto Bairral de Psiquiatria e um dos coordenadores do projeto, a capacitação teve como objetivo preparar os profissionais para a coleta de dados que ajudará a mapear os preditores de suicídio em pacientes internados em hospitais psiquiátricos, grupo de risco elevado para esse tipo de comportamento.
O Dr. Elias Ajub Neto, presidente da APM Mogi Mirim e coordenador do projeto, detalhou o foco do estudo, que busca identificar fatores de risco e utilizar inteligência artificial e Big Data para prever com maior precisão os riscos de suicídio. “Essa pesquisa vai envolver a coleta de dados com pacientes e será acessada dentro dos períodos de 3, 6 e 12 meses. Com esses dados é possível criar políticas públicas de prevenção ao suicídio.”, explicou.
A enfermeira Daniele Bellini, gerente de práticas especializadas no Instituto Bairral, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento do projeto. “São instituições que se complementam. O Bairral tem uma longa experiência em saúde mental e psiquiatria, com mais de 85 anos de atuação, enquanto o hospital contribui com a medicina clínica, integrando todas as áreas do cuidado ao paciente. A parceria é uma combinação perfeita, pois envolve psiquiatria, saúde mental, clínica médica e diagnóstico. Existe um fluxo interno, com o apoio da diretoria, para garantir que a coleta de dados seja feita corretamente”, destacou Bellini.
O evento também contou com a presença de outros profissionais da área da saúde, que se uniram para fortalecer o compromisso com a pesquisa clínica e a busca por soluções eficazes para a prevenção ao suicídio. A pesquisa se destaca
O estudo será um grande avanço para a saúde mental no Brasil, especialmente para a população psiquiátrica, cujos desafios em relação ao suicídio exigem atenção urgente e soluções inovadoras.